Como surgiu o Dia das Mães?
Em vários países do mundo, no segundo domingo de maio é comemorado o dia das mães. Mas você sabe como iniciaram as comemorações?
Tudo começou quando Anna Jarvis, uma filha engajada, se dedicou a fazer o legado da mãe sobreviver.
Ann Marie Reeves Jarvis, mãe de Anna, foi responsável por fundar em 1958, nos Estados Unidos, os Mothers Days Works Clubs, que tinham o objetivo de reduzir a mortalidade de crianças e evitar que elas sofressem com o trabalho infantil, além de ajudar famílias de trabalhadores.
Em 1865, Jarvis também fundou centros com o intuito de ajudar os feridos na Guerra de Secessão, sem importar de que lado fossem. No final da guerra, ela organizou o Mother’s Friendship Days, evento para contornar inimizades causadas pelas batalhas e promover a paz mundial.
Ann Marie morreu em 1905, e sua filha, Anna Jarvis, comovida pelo ativismo que acompanhou toda a vida da mãe, criou um memorial para ela e começou a fazer campanhas para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido.
Em 9 de maio de 1914, o Presidente dos Estados Unidos, Thomas Woodrow Wilson, decretou a data como oficial e assim surgiu o primeiro Dia das Mães!
Atualmente, a motivação idealizadora da data comemorativa não está mais em foco. O objetivo de Anna era que as pessoas pensassem na importância das mães e dedicassem um dia para agradecer a todos os sacrifícios e papéis desempenhados por elas.
Por isso, a dica para comemorar esta data tão especial é passar o dia com a sua mãe. Ouça-a, leve-a para passear, conte sobre sua vida. Não é necessário investir em presentes caros como móveis, por exemplo.
Vocês podem fazer um “momento spa”, uma caminhada em meio à natureza, visitar algum local de infância, cozinhar junto, aproveitar para relaxar… Utilize também a data para criar algo manual, um tipo de caderno de receita, ou uma peça artística como um teatro.
Ah, e lembre-se: poeminhas são capazes de emocionar muito se você os recitar e transmitir toda a emoção de ter uma mãezona!
Feliz dia das mães!