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O que fazer para dormir melhor?

A falta de sono pode trazer sérias complicações à sua saúde. Associada ao estresse e à ansiedade, também afeta diretamente sua produtividade e disposição.

Se você demora muito para dormir, perde o sono e acorda diversas vezes no meio da noite ou tem dificuldades para estabelecer um horário frequente para relaxar, as próximas dicas te ajudarão muito.

  1. Prepare seu corpo: tomar um banho quente para relaxar, evitar atividades estressantes antes de ir para cama e não ficar muito tempo em frente à TV, é importantíssimo para seu corpo pegar o ritmo da hora de relaxar.
  2. Como você se alimenta durante a noite? Uma alimentação saudável contribui muito para a regulagem do seu sono. Dê preferência ao consumo de alimentos mais leves. Banana, aveia, leite, mel e chá possuem nutrientes que estimulam na qualidade do seu descanso. Em caso de dúvida, esclareça com nutricionista.
  3. Exercícios físicos contribuem em tudo: até na hora de dormir. Mas cuidado: é melhor praticá-los durante o dia, assim a adrenalina liberada não afetará seu sono à noite. A melhor estratégia é combinar uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas.
  4. O ambiente influencia muito. Deixe uma iluminação baixa ou totalmente escura, escute uma música relaxante, aprecie um aroma agradável e prepare uma temperatura ideal para o descanso. Você perceberá a diferença.
  5. Meditar traz diversos benefícios à saúde. Prepare um momento no seu dia para relaxar a mente. Uma vida acelerada requer atenção o tempo todo e isso muitas vezes compromete o descanso efetivo do corpo na hora de dormir.
  6. Deixe o celular longe do criado mudo! A luz do aparelho afeta a produção de melatonina, prejudicando o relaxamento do seu corpo, além de atrapalhar a produção de hormônios responsáveis pela memória e o aprendizado.
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