Atendimento: (21) 2426-1230

Blog

HomeBem-estarVocê já ouviu falar sobre BPA Free?
BPAFREE

Você já ouviu falar sobre BPA Free?

Já viu esta sigla em algum produto, mas não sabe o que é?

Neste post vamos falar sobre como o BPA está relacionado com a sua saúde e de que forma ele pode apresentar riscos para você e sua família.

O que é?

BPA é uma abreviação para Bisfenol-A, composto utilizado para fabricar policarbonato, que é um tipo de plástico presente em diversos produtos no nosso dia a dia, como potes, mamadeiras, talheres, latas de bebidas, copos, pratos e enlatados.

Quais são os riscos à saúde?

O Bisfenol-A pode causar desequilíbrio ao sistema hormonal, pois imita a ação do estrogênio no organismo. Este, que é um hormônio que afeta desde o crescimento ósseo até as funções cardíacas. Assim, a alteração dos níveis dele pode prejudicar o desenvolvimento cerebral e de outros órgãos.

Também pode causar várias doenças como câncer de mama, de próstata, diabetes, infertilidade, problemas de visão, doenças cardíacas, entre outras.

Como evitar a contaminação?

O BPA vem sendo removido da fabricação de muitos produtos. Mas é preciso estar atento. Normalmente a contaminação ocorre através da ingestão, porque o BPA pode se libertar do plástico ou da resina presente no interior dos utensílios.

Em 2012, a ANVISA proibiu a fabricação e comercialização de mamadeiras com a presença do Bisfenol A. Como as crianças são mais frágeis, é importante que os brinquedos e chupetas sejam BPA Free.

Além disso, o BPA também está presente, mesmo em menor quantidade, em alguns tipos de papel, como extratos bancários. Nesse caso, a contaminação poderia ocorrer através de contato com a pele (lembre-se de descartar corretamente).

É importante ter alguns cuidados, como consumir menos alimentos enlatados, pois o conteúdo fica em contato direto com o bisfenol; não tomar café quente em copo plástico feito de policarbonato, pois o calor provoca o deslocamento da substância; assim como evitar utilizar o micro-ondas com utensílios de policarbonato.

Por último, o que mais merece destaque: prefira comprar produtos que contenham a informação “BPA Free” na embalagem, como todos os produtos de Utilidades Domésticas da Zeek, pois são feitos de polipropileno e estão livres de Bisfenol-A.

Agora você já sabe porque adoramos falar que somos BPA Free!

Seus amigos merecem conhecer esse conteúdo?

POST A COMMENT

catorze − 8 =