As cores influenciam na decoração da casa? Descubra os significados
Há diversos estudos que apontam a relação das cores com sentimentos, ações e até mesmo escolhas que acabamos fazendo no dia a dia. A questão é que elas sim têm um certo poder de passar mensagens e nos transmitir sensações. Sendo assim, as cores influenciam na decoração da casa.
E mais: é preciso saber escolher com cautela para provocar o sentimento certo e mesmo valorizar aqueles pontos que você gostaria e o contrário também. Por isso, confira a seguir o que significam algumas das principais cores e como usá-las na decoração da sua casa.
O que dizem as cores
Amarelo…
Significa:
-energia e mais criatividade;
-mais concentração;
-otimismo e positivismo;
-atenção.
Como usar:
Para muitos, o amarelo é impensável dentro de casa. No entanto, ele acaba sendo bastante indicado para o quarto das crianças, justamente por estimular os pequenos. Outro espaço que ele cai bem são os escritórios, pelo aumento da concentração. Mas tudo com bom senso: amarelo demais causa fadiga, tensão e até mesmo angústia.
Laranja…
Significa:
-emoção e entusiasmo;
-saúde, alegria e amizade;
-criatividade e prazer;
-excitante.
Como usar:
O laranja traz alegria para o ambiente! Por ser uma cor suave e delicada, acaba combinando mais com o verão, mas também excelente para o inverno por trazer mais vida e alegria. Não tenha medo de usá-la.
Azul…
Significa:
-calma, confiança e segurança;
-paz;
-mais produtividade;
-diminui o apetite.
Como usar:
O azul é sempre muito bem-vindo na hora de decorar. A verdade é que ele pode ser usado sem moderação, em pequena ou grande quantidade. Para ambientes mais frescos e leves, aposte nessa cor sem medo!
Vermelho…
Significa:
-estímulo e excitação;
-incentiva ações e gera maior confiança;
-mais apetite.
Como usar:
Essa cor é muito poderosa e, por isso, costuma-se ter um certo receio na hora de usá-la na decoração de casa. A verdade é que com moderação, seus efeitos são incríveis. Lembre-se também de que vermelho em excesso causa irritação e inquietação.
Roxo…
Significa:
-sucesso, sabedoria e nobreza;
-traz calma;
-estimula a criatividade e a solução de problemas;
-ligada à intuição e espiritualidade.
Como usar:
O roxo também é uma cor que acaba ficando fora das principais escolhas para decoração das casas. Por isso, a dica é usá-la em pequenos detalhes, afinal acaba sendo bem marcante e mesmo vibrante quando aparece ao lado de outras. Seus efeitos, quando em excesso, são semelhantes ao do vermelho.
Branco…
Significa:
– serenidade, confiança, fé e lealdade;
-inteligência e conhecimento;
-inibe o apetite;
-sobriedade e maturidade.
Como usar:
Não há restrições no uso do branco em ambientes. Seja em pequenos detalhes ou em quase totalidade do ambiente: use com tranquilidade, pois jamais será um erro em termos de estilo e de efeitos ao organismo.
Preto…
Significa:
-poder, autoridade e firmeza;
-elegância, formalidade;
-mistério.
Como usar:
O preto é considerado quase que indispensável em qualquer ambiente, não é mesmo? Sua presença é forte e neutra ao mesmo tempo, e, por isso, pode ser usada sem medo. Assim como o branco, não há limites ou restrições quanto ao seu uso.
Você já conhecia o significado dessas cores? Conte para a gente quais cores você selecionou para a sua casa e se elas fazem você se sentir dessa forma como contamos acima!